ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: Piloto
Muito se fala sobre sustentabilidade, mas poucas pessoas realmente entendem esse conceito, por isso antes de falar sobre arquitetura sustentável é necessário entender que a sustentabilidade se apoia em três bases: preservação ambiental, viabilidade econômica e valorização social.

Imagem 01: Princípios básicos da sustentabilidade.
Hoje, as construções são as principais responsáveis pelos impactos causados à natureza, uma vez que consomem mais da metade de toda a energia usada nos países desenvolvidos, além de produzirem mais da metade de todos os gases que vem modificando o clima.
Pensando nisso, as construções sustentáveis buscam minimizar os impactos causados ao meio ambiente, ser financeiramente viáveis e promover o desenvolvimento social, oferecendo condições de conforto e funcionalidade aos ambientes projetados.

Imagem 02: esquema ilustrativo de uma casa sustentável urbana. Fonte: www.ecoeficientes.com.br
O ciclo de vida de um edifício deve ser considerado na hora de elaborar um projeto que busca por uma maior sustentabilidade, incluindo seu uso, manutenção e sua reciclagem ou demolição. Alguns princípios básicos devem nortear o projeto:
Avaliação do impacto sobre o meio em toda e qualquer decisão, buscando evitar danos ao meio ambiente, considerando o ar, a água, o solo, a flora, a fauna e o ecossistema;
Implantação e análise do entorno;
Seleção de materiais atóxicos, recicláveis e reutilizáveis;
Minimização e redução de resíduos;
Valorização da inteligência nas edificações para otimizar o uso;
Promoção da eficiência energética com ênfase em fontes alternativas;
Redução do consumo de água;
Promoção da qualidade ambiental interna;
Uso de arquitetura bioclimática.
Essa nova arquitetura ecológica, verde e sustentável, proporciona grande vantagem para seus consumidores, afinal, quem não quer uma casa saudável, clara, termicamente confortável e que ainda gaste menos água e energia? A construção ecológica garante o bem-estar de seu usuário além de beneficiar o meio ambiente.

Nessa série de posts, vamos mostrar as diversas possibilidades e exemplos de como aplicar esses conceitos de maneira viável, funcional e estética. Entre os temas que serão mostrados, estão: ventilação e iluminação naturais, telhado verde, reaproveitamento de água, etc.