ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: João Filgueiras Lima, o Lelé.

June 5, 2017

Falar sobre arquitetura sustentável aqui no Brasil é impossível sem citar o arquiteto carioca João Filgueiras Lima, o Lelé. Sua obra se caracteriza pela busca da racionalização e da industrialização, mas sempre fazendo um uso excelente da iluminação e ventilação naturais em seus projetos.

 

Imagem 01: Arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. Fonte: http://www.archdaily.com.br 

 

Um bom exemplo são os hospitais da rede Sarah Kubistschek, onde o arquiteto consegue atender as necessidades tecnológicas e ambientais do programa hospitalar, estabelecendo algumas características que serão usadas em todos os edifícios da rede, como: padronização de elementos construtivos, espaços verdes integrados, além da ventilação e iluminação naturais.

 

Imagem 02: Vista aérea do Hospital da Rede Sarah - Unidade do Rio de Janeiro. Fonte: https://arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura/arquiteto-joao-filgueiras-lima-lele-hospital-rede-sarah-27-10-2009

 

Imagem 03: Hospital da Rede Sarah - Unidade do Rio de Janeiro Fonte: https://arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura/arquiteto-joao-filgueiras-lima-lele-hospital-rede-sarah-27-10-2009 

 

O uso da ventilação natural é essencial para se alcançar o conforto térmico, já que a maioria dos hospitais da rede está localizada em clima quente e úmido. Além de evitar o uso de ar condicionado, diminuindo assim, o consumo de energia elétrica, também promovem ambientes mais agradáveis e salubres, pois evita os frequentes ambientes herméticos, contribuindo no combate à infecção hospitalar.

 

“... defender iluminação e ventilação naturais não é só por esse aspecto da economia de energia, não é só para tornar o ambiente mais natural, mais humano, mas, no caso do hospital, também é para proteger contra a infecção hospitalar”. LIMA, João Filgueiras. Rio de Janeiro, 2004.

 

Imagem 04: Área interna do Hospital da Rede Sarah - Unidade de Fortaleza.

Fonte: http://www.sarah.br/a-rede-sarah/nossas-unidades/unidade-fortaleza/

 

O arquiteto usa um sistema de ventilação onde o ar entra por galerias de tubulações em subsolo como condutores de ar fresco e passa pelas paredes dos quartos do hospital, ventilando os ambientes e, direcionado o ar quente contaminado pelas saídas superiores no telhado com formato de ondas (sheds).

 

Imagem 05: Esquema do sistema de Ventilação usado nos Hospitais de Rede Sarah.

Fonte: http://katiafugazza.blogspot.com.br/2015/02/iluminacao-e-ventilacao-naturais-na.html

 

Esses projetos são a prova de que podemos apresentar soluções eficientes, sustentáveis e ainda assim manter uma beleza plástica e de linguagem única.

 

Imagem 06: Hospital da Rede Sarah - Unidade Brasília - Lago Norte

Fonte: http://www.sarah.br/a-rede-sarah/nossas-unidades/unidade-brasilia-lago-norte/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

FOLLOW US
  • Instagram Social Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Facebook Icon
 TAGS
DESTAQUES
Please reload

ARQUIVOS
Please reload

Studio Mira
  • Instagram - cinza Círculo
  • Pinterest - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
© 2017 Studio Mira Arquitetura e Design 

Jundiaí - SP

studiomira.arq@gmail.com 

11 - 95080 2942