COMO FAZER DA SUA SALA DE TV UM LUGAR DIFÍCIL DE SAIR

June 12, 2017

O frio já começou e é nessa hora que fica fácil trocar uma saidinha para ficar em casa no quentinho vendo um filme ou uma série. Seja sozinho, com o seu/sua companheiro/a, com os amigos ou com a família toda.

Ter um cantinho especial em casa para esse programinha seria ótimo, não?! É por isso que eu estou aqui para dar algumas dicas para deixar esse ambiente tão agradável e aconchegante. 
 

O destaque para uma boa sala de TV é o sofá! Ah, o sofá! Ele tem que ser confortável, vale a pena investir, pois é ele que faz a diferença.
Temos uma variedade enorme de tamanhos, cores e tipos de sofás disponíveis no mercado. Mas não é qualquer um que serve no seu espaço, tudo tem que ser bem planejado.

 

Tamanho: esse é o mais importante a ser levado em conta, pois se o espaço disponível na sua casa é pequeno, não é qualquer sofá que caberá. Ou se tiver espaço, mas você morar em apartamento, tem que levar em consideração como ele vai entrar, será que cabe no elevador?
Você gostaria de um sofá com chaise, que é aquela parte que estica e faz o sofá ficar maior? Ela pode ser fixa ou abrir apenas quando houver necessidade. Ela aberta, fica no meio do caminho e atrapalha a passagem ou será que nem cabe? Para isso tem que levar em consideração o fluxo de pessoas e o espaço disponível.

 

imagem 01: sofá pequeno

 

imagem 02: sofá grande com chaise fixa.

 

Cor e material: primeiro tem que combinar com o resto da decoração, afinal ele é o objeto de maior destaque do ambiente. Se você é aquela pessoa que enjoa rápido das cores, o ideal é apostar em cores neutras para o seu sofá, trocando apenas as almofadas por exemplo. O material pode variar com os costumes da casa e também com a composição da família. Se tem algum animal de estimação que costuma subir no sofá ou crianças que também usam muito esse espaço, melhor escolher um tecido mais fácil de limpar.

imagem 03: sofá com cor neutra e almofadas coloridas.

 

Posição: está relacionada com o tamanho da TV, pois existe uma distância ideal do telespectador da TV que varia de acordo com o tamanho desta. Não adianta comprar uma televisão enorme para um espaço pequeno que não permite afastar o sofá a uma distância confortável ao telespectador.

 

imagem 04: esquema ilustrativo com distancias a serem consideradas entre o sofá e a TV.

 

Agora vamos falar sobre um item praticamente indispensável para alcançar o quesito aconchego: o tapete! Uma sala de TV com tapete é UMA SALA DE TV COM TAPETE.

 

Tamanho: é determinado pelo tamanho do ambiente, devendo ser proporcional.

 

Material: vale apostar naqueles mais fofinhos ou peludos, que são mais quentinhos e confortáveis. Eles podem ser de Shaggy que possuem pelagem alta.

 

imagem 05: tapete cinza de Shaggy, material de pelos longos.

 

Posição: o tapete deve ficar com as pontas embaixo do sofá para não dar a impressão de que foi comprado no tamanho errado. Desta maneira ele fica fixo, evitando possíveis acidentes, e integra os objetos que estão sobre ou perto dele.

 

imagem 06: esquema ilustrativo da melhor posição e tamanho para o tapete.

 

Uma boa sala de TV deve ser antes de tudo aconchegante, capaz de permitir dedicação exclusiva ao que se vê. Uma iluminação bem planejada, limita as distrações.

Lâmpadas mal posicionadas podem criar reflexo na tela, por isso deve-se tomar cuidado com luminárias suspensas.

A iluminação difusa é a mais adequada para esse ambiente, ela pode ser obtida com o uso de luminárias embutidas, arandelas de parede e fitas de LED. O ideal é que essas lâmpadas tenham o brilho regulado (lâmpadas dimerizáveis) e também que sejam controladas remotamente. No caso das luminárias de mesa, essas devem ter tons opacos e com interruptores de fácil acesso.

A iluminação em uma sala de TV deve ser sutil e ajudar a criar a atmosfera de cinema, mas também deve ser capaz de iluminar totalmente a sala para a limpeza e outras atividades.

imagem 07: jogo de luzes indiretas para sala de TV combinando com a decoração. 

imagem 08: luzes embutidas valorizando a decoração e proporcionando o aconchego para a sala de TV.

 

Esses três componentes citados são responsáveis por criar um ambiente diferenciado e ideal para que a função da sala de TV seja exercida da melhor forma possível aos usuários, porém essas não são regras para todos os casos, cada cliente tem a sua personalidade e o projeto deve adequar-se as necessidades e gostos do mesmo. Portanto as escolhas para o projeto podem variar de acordo com o efeito desejado e o estilo da decoração, e ninguém melhor para fazer isso acontecer do que um profissional da área de arquitetura de interiores!

 

 

Gostou, quer ver mais? Acesse aqui e nos acompanhe no Pinterest que está cheio de inspirações. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

FOLLOW US
  • Instagram Social Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Facebook Icon
 TAGS
DESTAQUES