O BAMBU NA ARQUITETURA

July 12, 2017

A Arquitetura de Bambu é uma técnica ainda pouco difundida no Brasil e no mundo, mas vem ganhando espaço nos últimos anos. A valorização desse material é importante para que ele deixe de ser associado às estruturas temporárias e passe a ser reconhecido com material nobre, podendo ser utilizado para diversos fins.

 

 

Na arquitetura, o bambu pode ser estrutura, vedação, cobertura e mobiliário. Suas fibras de celulose longas e alinhadas são resistentes e flexíveis, já sua estrutura tubular oca, é ótima em resistência para uso na construção civil. É comparável ao aço na resistência à tração e ao concreto na compressão. 

 

O bambu possui mais de 1,4 mil espécies identificadas ao redor do mundo e se bem aplicada oferece diversos benefícios ambientais como a fixação de gás carbônico, produção de biomassa, regulagem dos recursos hídricos e uma rápida renovação.

 

Imagem 01: Bamboo Wings. Projeto do escritório Vo Trong Nghia Architects, localizado na província de Vinh Phuc no Vietnã. Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/vietnamitas_usam_bambu_para_construir_restaurante_luxuoso/

 

Mesmo com inúmeras vantagens, existem algumas limitações que dever ser levadas em conta. O bambu, por se tratar de uma matéria orgânica, se não for devidamente preparado, pode ser afetado por fungos e brocas, causando danos estruturais. Além disso, também estão suscetíveis, como outros materiais, à dilatação e contração por mudanças de temperatura e à absorção de água, porém existem técnicas de tratamento naturais e químicas.

 

Outra necessidade é garantir que o bambu não tenha contato com a unidade do solo, devendo ser mantido afastado do chão no mínimo 40 cm. Grandes beirais e coberturas evitam que o material seja afetado por intempéries como chuva e sol, aumentando assim a vida útil do material e reduzindo os gastos com manutenção.

 

Imagem 02: Sharma Springs. Parte do Projeto Green Vilage do escritório Ibuku, localizado em Bali na Indonésia. A casa é feita quase totalmente em bambu.

Fonte: http://greenvillagebali.com/home/sharma-springs/

 

Imagem 03: Ponte de acesso à um dos andares da casa Sharma Springs. Parte do Projeto Green Vilage do escritório Ibuku, localizado em Bali na Indonésia. 

Fonte: http://greenvillagebali.com/home/sharma-springs/

 

Um dos grandes nomes dessa arquitetura é o arquiteto colombiano Simón Véles. Sua parceria com o artesão Marcelo Villiega deu vida à diversos projetos, localizados, em sua maioria, na América Central. Recentemente, o arquiteto utilizou essa técnica em projetos na China e continua difundindo as vantagens do material e defendendo seu uso. “Para construir uma casa grande seria necessário derrubar uma pequena floresta com 130 árvores que demoraram mais de 30 anos para se desenvolver. Com o bambu a história é diferente: como a planta brota rapidamente após o corte, à medida que a casa vai sendo construída uma nova planta já está nascendo. O bambu cresce em média 23 cm por dia. Ao final da construção se tem um novo pé com 20 metros.”

 

Imagem 04: Igreja de Pereira - Colômbia. Projeto do arquiteto Simón Véles.

Fonte: http://www.arquiteturasustentavel.org/a-arquitetura-de-bambu-do-arquiteto-colombiano-simon-velez-2/

 

No Brasil, o interesse por essa técnica cresce a cada dia, afinal, dos 42 tipos de bambu existentes, 38 são brasileiros, e mesmo que algumas sejam de pequeno porte, têm potencial para se tornarem alternativas viáveis.

Além de ser um material econômico, ter emissão zero de carbono e ser muito competitivo em relação às madeiras, pois da colheita o ano todo e não se esgota, o bambu é considerado por muitos como a matéria-prima do milênio.

 

Imagem 05: Sala de Conferências Naman Retreat. Projeto do escritório Vo Trong Nghia Architects

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br/775724/sala-de-conferencias-naman-retreat-vo-trong-nghia-architects/56255f1ee58ecee6f0000034-naman-retreat-conference-hall-vo-trong-nghia-architects-photo
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

FOLLOW US
  • Instagram Social Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Facebook Icon
 TAGS
DESTAQUES