A CUBA IDEAL PARA SEU BANHEIRO OU LAVABO

July 24, 2017

A cuba, por mais que não pareça, faz a diferença, ela é o destaque da bancada do seu banheiro ou lavabo. Por isso a sua escolha deve levar em conta o estilo desejado, mas também o espaço disponível para a sua instalação. Uma escolha errada pode comprometer diversos elementos do projeto.
Elas são encontradas em diversos modelos, tamanhos, materiais e cores, por isso estou aqui para te ajudar a escolher a sua cuba ideal!

 

Os principais tipos de cubas que podem ser instaladas no seu banheiro são:

 

Cuba suspensa com ou sem coluna: essa opção é fixada diretamente na parede de alvenaria sem a necessidade de uma bancada ou armário para apoiá-la. É uma boa opção para pequenos espaços. Seu preço pode ser mais elevado que a cuba de embutir, mas por dispensar a bancada pode valer a pena.

 

Imagem 01: cuba de parede suspensa, sem coluna.

Imagem 02: pia de coluna. 

 

Cuba de embutir: é o tipo mais popular entre as opções por ser a opção mais econômica. A cuba é fixada na parte de baixo da bancada que geralmente é fechada com o armário, mas pode ser escondida apenas com a saia da bancada. Essa é uma opção que prevalece o espaço livre acima da bancada, dando um aspecto mais clean e facilitando a limpeza.

 

Imagem 03: cuba de embutir deixa a bancada mais livre. 

 

Cuba de apoio: é um tipo que fica totalmente exposto sobre a bancada e tem se destacado bastante, devido à variedade de modelos e do design diferenciado.
Ela se torna o objeto mais imponente do banheiro e também reduz o espaço livre da bancada.
Alguns cuidados devem ser tomados para a instalação da cuba de apoio, a primeira é a altura da bancada que deve ser mais baixa que o normal para a cuba ficar na altura certa e a outra é a escolha do misturador ou torneira, pois os de mesa precisam ser bem mais altos para que ultrapassem a cuba.

 

Imagem 04: cuba redonda apoiada sobre mesa de madeira.

Imagem 05: cuba de pedra apoiada sobre bancada de madeira rústica.

 

Cuba de sobrepor: esse tipo é ideal para quem não quer perder muito espaço abaixo da bancada. Ela é encaixada sobre a bancada, mantendo as bordas aparentes, isso faz com que necessite de um cuidado maior com a limpeza, pois a sujeira se acumula no rejunte. Elas caem bem em qualquer espaço, é uma peça sofisticada e funcional para atender as necessidades cotidianas dos moradores.

 

Imagem 06: cuba retangular sobre bancada de mármore.

 

Cuba de semi encaixe: esse tipo, quando introduzido no tampo, fica com parte de sua estrutura para fora da bancada. É a melhor opção de cuba para banheiros ou lavabos com dimensões mais restritas. Hoje, devido aos espaços cada vez mais reduzidos, principalmente de apartamentos, a cuba de semi encaixe vem se destacando no mercado. Elas combinam com ambientes mais modernos, devido ao seu design contemporâneo, ainda possuem um diferencial de ter a opção de vir com um porta toalha na parte inferior.

 

Imagem 07: cuba semi encaixada em bancada de madeira rústica.

Imagem 08: cuba de semi encaixe com pendurador de toalha. 

 

Cuba esculpida: nesse tipo, a cuba é feita sob medida, usando o próprio material da bancada. Nela o ralo fica escondido, é uma solução moderna e elegante que deixam qualquer banheiro sofisticado, porém com alto custo e manutenção. Existem diversos modelos, as com rampa possuem um design moderno, porem dificultam a limpeza do ralo, a solução é optar por uma cuba com rampa removível, assim a limpeza pode ser feita por completo.

 

Imagem 09: cuba esculpida com fundo reto.

Imagem 10: cuba esculpida com rampa.

 

Os materiais para a fabricação de cubas podem ser os mais diversos, porém os mais usados são:

Porcelana ou louça: é certamente o material mais popular e acessível, se você não quer errar, esta é a escolha certa para a grande maioria dos banheiros.

 

Imagem 11: cuba oval de apoio de louça.

 

Vidro: devem ser usadas mais em lavabos onde o uso não é tão constante, isso porque com o tempo elas podem riscar. Ela cria um efeito de limpeza no ambiente, devido a sua transparência.

 

Imagem 12: cuba quadrada de apoio de vidro.

Imagem 13: cuba redonda de apoio de vidro.

 

Acrílico: ela possui o mesmo efeito do vidro, mas é mais resistente a ainda pode ousar na escolha da cor. Também é indicada para banheiro com uso menos constante.

 

Imagem 14: cuba de acrílico colorido.

Imagem 15: cuba retangular de acrílico transparente.

 

Inox: não é só nas cubas da cozinha que ele está, o inox também tem a sua vez nos banheiros, mas com formatos diferenciados, é claro.  Moderna e elegante ela pode se adequar a diversos estilos de decoração.

 

Imagem 16: cuba de inox de apoio redonda.

 

Cobre: mais um metal para cubas de banheiro, dessa vez o cobre com a sua cor tão caraterística, tem uma pegada que remete ao estilo industrial (se quiser saber mais sobre esse estilo, confira aqui). São normalmente encontradas em banheiros de estabelecimentos comerciais, mas caem bem em banheiros residenciais também.

 

Imagem 17: Cuba de apoio de cobre acompanhando a torneira.

Imagem 18: cuba de cobre sobre mesa de madeira rústica.

 

Madeira: linda e imponentes, a madeira para esse uso, recebe um tipo de impermeabilização especial para resistir ao contato direto com a água.

 

Imagem 19: cuba de madeira sobre bancada de pedra e com misturador de parede.

 

Além de todos estes materiais, as cubas podem ser fabricadas com diferentes formatos, os principais formatos são:

Retangular: é moderno e imponente, sendo indicado para banheiros com bancadas grandes pois elas costumam ocupar mais espaço que as outras.

 

Imagem 20: cuba retangular de apoio com furo para a torneira na própria cuba.

 

Quadrada: esse modelo segue a mesma estética do retangular, no entanto, ela pode se encaixar em bancadas um pouco menores.

 

Imagem 21: bancada com duas cubas quadradas de sobrepor.

 

Oval ou redonda: é o mais escolhido para a maioria das cubas, por se encaixarem a diversas bancadas mais simples e por serem usadas como cuba de apoio, ocupam pouco espaço, sendo aplicável em pequenos lavabos.

 

Imagem 22: cuba oval de apoio com misturador de parede.

 

Outros: formatos inovadores e diferenciados podem dar muita personalidade ao banheiro.

 

 

 

Já escolheu a sua? Ainda não? Então clica aqui e veja mais inspirações que separamos para você!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

FOLLOW US
  • Instagram Social Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Facebook Icon
 TAGS