CALATRAVA 66 ANOS!

Hoje, 28 de julho, Santiago Calatrava completa mais um ano de vida. E nada melhor pra comemorar essa data que conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de um dos mais renomados arquitetos da atualidade.

Santiago Calatrava nasceu em Valência na Espanha, em 1951. Licenciou-se em Arquitetura na Universidade de Valência, em 1974. Cursou Urbanismo e Belas Artes, além disso, formou-se em Engenharia Civil, pela Universidade de Zurique, na Suiça, em 1979 e completou o doutorado em 1981.

Imagem 01: Santiago Calatrava. Fonte

Dono de um processo criativo singular, Calatrava não usa como ponto de partida apenas desenhos, mas também aquarelas. Chegando a publicar a cada projeto, um novo livro com seus esboços.

Outra característica incomum é seu apreço pelas maquetes, tanto que mantém uma fábrica da Suiça, onde profissionais especializados desenvolvem modelos de até 2 metros de altura que simulam todas as engrenagens concebidas para o edifício.

Imagem 02: Desenhos do arquiteto durante o processo criativo. O primeiro do planetário da Cidade das Artes e das Ciencias em Valência e o segundo do edifício Turning Torso em Malmö, na Suécia. Fonte

Imagem 03: Calatrava e a maquete do projeto World Trade Center Transportation Hub. Fonte

A “arquitetura do espetáculo”, ramo da arquitetura representada por Calatrava, é amparada por programas de computador e técnicas de construção que permitem construir obras que parecem improváveis e desafiam as leis da física. Muitas de suas obras têm como objetivo fazer parte de processos de revitalização de áreas decadentes e abandonadas, trazendo importância para essas áreas, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que em parceria com a prefeitura e a Fundação Roberto Marinho, tinha como missão revitalizar a região portuária do Rio.

Imagem 04: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro – Brasil. Fonte

Imagem 05: Vista aérea da região portuária do Rio de Janeiro. Fonte

O arquiteto possui em seu portfólio dezenas de grandes obras espalhadas pelo mundo. Entre elas, podemos citar algumas principais:

∙ Cidade das Artes e das Ciências: um impressionante complexo arquitetônico composto de oito gigantescas construções, em Valência na Espanha.

Imagem 06: Cidade das Artes e das Ciências, Valência – Espanha. Fonte

Imagem 07: Planetário da Cidade das Artes e das Ciências, Valência – Espanha. Fonte

∙ Estação do Oriente: inaugurada em 1998, trata-se da principal estação ferroviária e rodoviária de Lisboa.

Imagem 08: Estação do Oriente, Lisboa – Portugal. Fonte

∙ Museu de Arte de Milwaukee: ampliação e modernização do museu, iniciado em 1995, onde um imponente conjunto de cordas de aço suspensas formam a silhueta de um pássaro de asas abertas. É o primeiro edifício de Calatrava terminado nos EUA.

Imagem 09: Museu de Arte de Milwaukee, EUA. Fonte

∙ World Trade Center Transportation Hub: estação de trens construída na região onde ficava o Word Trade Center, conecta onze linhas de metrô distintas com o trem que segue até Nova Jersey, oferece acesso subterrâneo direto às principais torres do WTC e abriga uma área de lazer e um centro comercial e restaurantes.

Imagem 10: World Trade Center Transportation Hub, Nova York , EUA. Fonte

∙ Turning Torso: é um arranha-céu localizado na cidade de Malmö, na Suécia. Fazendo referência ao giro do corpo humano, o edifício faz um giro de 90° desde o térreo até a cobertura.

Imagem 11: Turning Torso, Malmö – Suécia. Fonte

Além dessas grandes obras, o arquiteto é responsável pelo projeto de mais de 40 pontes, entre elas: a Ponte Del Alamillo, em Sevilha na Espanha; a Ponte da Paz, em Alberta no Canadá e a Puente de La Mujer, no Rio da Prata em Buenos Aires, Argentina.

Imagem 12: Ponte Del Alamillo, Sevilha – Espanha. Fonte

Imagem 13: Ponte da Paz, Alberta – Canadá. Fonte

Imagem 14: Puente de La Mujer, Buenos Aires – Argentina. Fonte

FOLLOW US
  • Instagram Social Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Facebook Icon
 TAGS
DESTAQUES
ARQUIVOS
Studio Mira
  • Instagram - cinza Círculo
  • Pinterest - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle

Jundiaí - SP

studiomira.arq@gmail.com 

11 - 95080 2942

© 2017 Studio Mira Arquitetura e Design