COMO ESCOLHER A MESA DE CENTRO IDEAL PARA A SUA SALA?

August 7, 2017

 

Como o próprio nome já diz, esse elemento fica bem no centro da sala. Além de decorar ela serve como suporte para os sofás, deixando o espaço com mais funcionalidade e praticidade.

 

Imagem 01: mesa de centro de madeira com revisteiro.

 

Ocupam pouco espaço e servem para delimitar o ambiente, podem ser de diversos tamanhos, formatos, cores e materiais. O importante e saber combiná-la com o resto da decoração para que não se torne um objeto estranho e que chame atenção no sentido negativo.

Imagem 02: mesa de centro de pufe com acabamento capitonê e colorido, combinando com os tons da decoração e com o tapete.

 

Depois de definir qual estilo se adequa bem ao restante da decoração como um todo, é hora de escolher o material, e para isso deve-se ter em mente qual será a função dela naquele espaço. Será usada para apoiar objetos de decoração, como vasos, livros ou porta-retratos? Será colocada numa sala onde você recebe os amigos e então servirá de apoio para copos e potinhos de aperitivos? Fique atento a isso, pois a madeira por exemplo, é um material que pode manchar facilmente.

Imagem 03: mesa de centro de madeira rústica, redonda e com rodinhas.

 

Em questão de dimensões, as mesas de centro não podem ultrapassar a altura dos assentos dos sofás, poltronas ou cadeiras que as cercam. E também não devem ocupar todo o espaço central, pois é necessário deixar um espaço livre para a circulação das pessoas. O ideal é que esse espaço livre entre os móveis seja de 40 a 60cm.

Imagem 04: composição de duas mesas pequenas de centro e coloridas, acompanhando o estilo do ambiente. 

 

O principal é manter a harmonia do espaço como um todo, não necessariamente combinar apenas com o sofá ou objetos mais próximos, pode ter o mesmo material da mesa de jantar, por exemplo.

Imagem 05: mesa redonda de metal dourado e tampo de vidro que tem personalidade mas não confronta os outros elementos, estampas e cores.

 

Para lugares pequenos, é necessário fazer uma boa avaliação se ela é necessária, se sim, cuidado com o tamanho para que ela não obstrua a circulação. Também opte por cores mais neutras para não carregar tanto o ambiente, nem brigar com o resto da decoração.

Imagem 06: mesa de centro retangular com tampo rústico de madeira e pés de ferro.

 

Se você quiser colocar um tapete embaixo dela, o tamanho dele deve ser maior que a mesa de centro e o material também deve acompanhar o estilo e a função da sala.

Imagem 07: Tapete listrado colorido embaixo de móveis com cores neutras.

 

Mesas de centro de espelho dão um toque de elegância ao ambiente. Além disso passam uma impressão de leveza, como acontece com as mesas vazadas e as de vidro. E combina bem com qualquer cor!

Imagem 08: mesa de centro pequena e toda revestida de espelhos.

 

Imagem 09: mesa de centro baixa, retangular e revestida de espelhos, que não briga com as cores das almofadas e outros elementos.

Imagem 10: mesa de centro toda feita de vidro cria uma aparência de leveza, quase que flutuando sobre o tapete.

Imagem 11: mesa com tampo de pedra com espessura fina e pés de ferro vazados, apesar dos materiais serem pesados, seu design é leve.

 

Outras referências de mesas de centro:

 

Imagem 12: mesa de centro com gavetas com acabamento brilhante e neutro.

Imagem 13: mesa de centro redonda, com tons neutros que combinam com as cores escolhidas para a decoração. Aparentemente o espaço para o tamanho da mesa ficou um pouco pequeno, o que pode atrapalhar a circulação. 

Imagem 14: mesa de centro azul, combinando com todos os detalhes da decoração do ambiente de estilo mais antigo.

 

 

Já escolheu a sua? Ainda não? Então clica aqui e veja mais inspirações que separamos para você!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

FOLLOW US
  • Instagram Social Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Facebook Icon
 TAGS
DESTAQUES
Please reload

ARQUIVOS
Please reload

Studio Mira
  • Instagram - cinza Círculo
  • Pinterest - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
© 2017 Studio Mira Arquitetura e Design 

Jundiaí - SP

studiomira.arq@gmail.com 

11 - 95080 2942