PORTAS COLORIDAS: A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA

April 23, 2018

 

De fato essa é uma frase que eu sempre levo em consideração, por isso hoje vou falar um pouquinho sobre como passar uma boa primeira impressão da sua casa, escritório ou comércio. Afinal, o espaço diz muito sobre a nossa personalidade.

A porta é a capa de qualquer ambiente, ela pode nos dizer muito mais do que imaginamos, por isso a sua escolha determina o que as pessoas que chegam ou passam por ela esperam ao entrar.

 

Essa tendência surgiu em 1861, na Irlanda e continuou marcando presença em projetos de arquitetura no mundo todo. Inclusive no Brasil ela chegou com os europeus e aqui ficou, marcando a arquitetura de antigas casas que compõem o centro histórico de muitas cidadezinhas.


Paraty,RJ

Ouro Preto, MG

 

Assim como uma simples porta branca pode ter um significado, as cores podem dizer muito mais. Mais do que um significado, mudar a cor da sua porta pode mudar a cara da sua casa, ela deixa de ser apenas um elemento funcional e passa a ser parte da decoração e do estilo da casa.

 

Portas coloridas na fachada fogem do padrão preto, branco ou madeira e alteram inclusive a paisagem da rua. O melhor de tudo é que tem cor para todos os gostos e estilos, desde as mais escuras e sóbrias até as mais chamativas.

 

Deixando as fachadas mais alegres...

 

 

Ou mais elegantes com cores mais sóbrias...

 

 

Cores vivas que fazem da porta o elemento de maior destaque da fachada...

 

 

 

Tem também para os indecisos e apostam em várias cores (hehe...)

 

As portas internas funcionam também como objetos de decoração, portanto deve estar em harmonia com o restante dos objetos e estilos do decor. Ter uma porta colorida dentro de casa traz mais vida ao ambiente, a

 

Acompanhando a cor da parede dando continuidade na pintura...

 

 

 

Com guarnição de uma cor e porta de outra...

 

 

Um lado de cada cor combinando com o exterior e o interior...

 

Com a borda de outra cor e um charme a mais...

 

 

 

Com duas cores na mesma face...

 

 

Você mesmo pode pintar a sua porta, mas tem que estar atento aos detalhes para alcançar um bom resultado.

1. Escolher a tinta certa, para as portas de madeira ou metálicas o ideal é usar o esmalte;

2. Proteger as dobradiças passando vaselina para a tinta não grudar;

3. Testar a cor e as combinações antes de colocar a mão na massa para não se arrepender depois e também pois ha alteração de cor do catálogo ou computador para a superfície real.

 

Algumas dicas de cores (Hometeka):

- Se a ideia é pintar a porta com uma cor vibrante, certifique-se de que os materiais e cores ao redor sejam mais neutros. Ainda assim, há casas que possuem estilos que permitem um mix de cores vibrantes na fachada.

 

- Cores mais suaves não exigem tanto este cuidado de neutralidade. Além disso, é uma opção mais certeira se você possuir receio de cores mais chamativas.

 

- Algumas cores podem ser ao mesmo tempo acolhedoras e animadas, o que é ótimo para quando alguém vai visitar sua casa. Isso pode também ser alcançado ao trazer mais elementos da mesma cor presentes na fachada.

 

- Há elementos parte da fachada que podem funcionar com uma porta colorida independente de sua cor. É o caso, por exemplo, de fachadas com tijolos, que não chamam necessariamente por uma cor, ao contrário de uma fachada pintada de vermelho, que já excluiria algumas opções.

 

- Tons pastéis, principalmente pintados em portas de madeira, podem trazer uma sensação de acolhimento maior, até por ter uma estética vintage.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda não acabou! Para ver mais inspirações acesse a pasta do Studio Mira no Pinterest que tem muitooooo mais. Clique aqui e confira! 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

FOLLOW US
  • Instagram Social Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Facebook Icon
 TAGS
DESTAQUES