LUZ COLORIDA E SUA INFLUÊNCIA
Hoje vim falar um pouco sobre as luzes coloridas e os efeitos que elas causam na gente.
As cores nas luzes são usadas para diversas finalidades, desde algo mais básico, como uma azul no banho, até para o uso psicológico na melhoras de doenças, o chamado Cromoterapia.


Cada cor nos emite uma sensação diferente, onde, se utilizada adequadamente, tem um efeito muito benéfico e de acordo com o objetivo. São baseadas nas cores do arco íris:
Vermelho é estimulante;
Amarelo ajuda a raciocinar e na criatividade;
Laranja é cor da reconstrução e da melhora;
Verde é calmante e traz equilíbrio;
Azul tende a tranquilizar;
Índigo trabalha a intuição;
Violeta ou lilás pode ter propriedades anti-inflamatórias.


Muitas cores são usadas em fachadas para comemorar alguma data, ou mesmo ter um destaque permanente das demais construções.



Nas residências a luz colorida é utilizada no paisagismo e nos interiores. No banho a luz azul ajuda a relaxar e na piscina também serve para relaxar ou simular a água do mar, podendo usar também o verde.



Nos bares e restaurantes, elas são usadas para dar um destaque e modernizar o ambiente, deixando-os estimulantes, de acordo com o objetivo de cada local.
Restaurantes usam vermelho para estimular a fome, já outros bares, gostam dos tons de azuis, que relaxam seus clientes, fazendo- com que permaneçam mais tempo no local.


Em hospitais, a luz colorida é muito utilizada com intuito psicológico para atingir os pacientes. O azul e o verde podem acalmar e equilibrar, fazendo que se repouse mais e sua recuperação seja mais rápida.

Nas escolas, o amarelo com o vermelho estimula a criatividade e a inteligência.

As luzes coloridas, na maioria das vezes não são aplicadas como deveriam, porém com os seus efeitos comprovados na cromoterapia pela medicina, fazem com que elas pouco a pouco sejam incorporados nos projetos luminotécnicos de forma eficiente.
Na arquitetura, elas influenciam as emoções dos usuários, sendo usadas de acordo com a finalidade do ambiente.



CURIOSIDADE!!
Atualmente, o LED RGB (RED, GREEN, BLUE = Vermelho, verde e azul) são as 3 cores elementares do led, onde a junção de proporções iguais delas se obtém o branco.
Cada cor dessas 03 cores básicas do led, provém de um elemento semicondutor, como:
Arsenieto de gálio e alumínio = Vermelha
Fosfato de gálio = verde
Nitreto de gálio = azul
Cada cor pode variar sua intensidade numa escala de 0 a 255 e quando combinadas as três cores, é possível a formação de mais de 16 milhões de cores diferentes.


A fibra ótica é utilizada em iluminação arquitetônica e decorativa. Ela muda de cor de acordo com o espectro de luz nela colocada.


Sabendo a aplicação ideal, a luz colorida é muito bem vista e tem sucesso no elemento que ilumina.

Ainda não acabou! Para ver mais inspirações acesse a pasta do Studio Mira no Pinterest que tem muitooooo mais. Clique aqui e confira!