LIGHTING DESIGN E SUA FUNÇÃO NA ARQUITETURA.

April 30, 2018

 

Olá, sou Mary Prado, Lighting Designer, a mais nova parceira do Studio Mira Arquitetura e Design e venho explicar um pouco sobre essa função na arquitetura.

 

 

O Lignting Designer é um profissional que é especialista e atua em projetos de iluminação, deixando o ambiente esteticamente agradável e eficiente. Além disso, o projeto luminotécnico tem a função de destacar ou esconder o que deseja, sempre atendendo às necessidades de seus usuários.

 

 

O Lighting Design é uma especialidade técnica com um resultado estético. Esses dois aspectos devem caminhar juntos para que se realizem bons projetos. Um bom profissional precisa ter profundo domínio do que é tecnicamente possível e do que é inviável. Isso parece ser simples, mas não é, já que as propriedades da luz são difíceis de se medir.

 

 

Para alcançar um bom resultado, devemos considerar a luz e o design como algo criativo, que depende de fatores emocionais e subjetivos. Dessa forma, torná-la algo padronizado é praticamente impossível.

 

 

Esse estudo puramente técnico pode resultar em um excelente projeto, mas isso não pode ser garantido se ele trabalhar sozinho, pois a luz é definida por inúmeros fatores externo, como superfícies, cores, materiais, posição global ou temperatura.

 

 

O ser humano tem 80% da sua compreensão pelo o visual, significa que a qualidade do espaço depende 80% da iluminação. Ela define os limites espaciais, volumes, cores e contrastes.

 

 

Também existe o fator de reprodução de cor, onde o profissional precisa ficar atento, pois a luz pode alterar as cores do ambiente e então interferir na proposta inicial do projeto.

O uso de luzes coloridas, tem que ser muito bem estudado antes de qualquer aplicação pois as cores influenciam diretamente nos usuários. 

 

 

Nosso trabalho é o entendimento das exigências humanas em sua biologia física e mental conciliando com espaço arquitetônico.

Lembrando que a luz artificial nunca compete com a luz natural, por essa razão que a luz natural é a referência da luz artificial. Também levamos em consideração as diferenças culturais, gostos, tornando um espaço de bem estar para seu usuário e sua eficiência energética sustentável.

 

O design de iluminação é uma arte que exige sensibilidade, experiências, erros e acertos através de anos, mas é uma profissão essencial para orientar o uso correto da luz artificial, que a cada dia evolui em prol a uma vida com mais qualidade.

 

 

Ainda não acabou! Para ver mais inspirações acesse uma pasta do Studio Mira no Pinterest que tem muitooooo mais. Clique aqui e confira! 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

FOLLOW US
  • Instagram Social Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Facebook Icon
 TAGS
DESTAQUES