COZINHA COM ILHA, PARA VOCÊ NÃO PERDER NADA!

A cozinha é mais que apenas um ambiente da casa, ela reflete o estilo de vida dos moradores. Nessa matéria vou falar especificamente sobre cozinhas com ilha que têm como referência o estilo americano da praticidade e ambientes integrados.

Se você gosta de cozinhar e receber amigos para desfrutarem do seu lado gourmet, uma cozinha com ilha é o ideal para a sua casa.

Ah, mas o que é ilha? Ilha é uma bancada no centro da cozinha e que ajuda a dividir as tarefas do ambiente. Podem ser de inúmeras formas e com diferentes funções, mas o ponto número um a ser considerado é o espaço disponível da sua cozinha para a instalação de uma ilha.

Ter uma boa circulação é indispensável numa cozinha, afinal nela acontecem muitas atividades ao mesmo tempo e às vezes com mais de uma pessoa. Enquanto um está lavando a louça o outro tem que conseguir abrir a geladeira ou usar o fogão, por exemplo. Pode parecer bobeira, mas esses erros são muito comuns, e torna o ambiente não planejado em não funcional.

A distância entre a ilha e os demais objetos ao seu redor é de no mínimo 70cm até 120cm. A altura pode seguir a da pia que normalmente é de 75cm e caso tenha uma área para sentar deverá usar cadeiras ou então banquetas para um altura de até 110cm.

Quanto à posição do balcão, quem cozinha sabe da necessidade de ter perto 3 elementos: fogão, geladeira e pia. Cuidado ao posicioná-los para não deixar um em cada canto da cozinha e com muitos obstáculos entre eles.

Muitas vezes é feita uma pia auxiliar na ilha para garantir a eficiência do ambiente durante a preparação de uma refeição.

Cozinhar é uma atividade que exige certa concentração e boa visibilidade no local onde se realizam as etapas desse processo. Por isso que um boa iluminação sobre as bancadas é indispensável, e o ideal é que seja uma iluminação direta. Os pendentes são uma sugestão preciosa!

Já que a bancada estará ocupando um bom espaço no meio da sua cozinha, vamos aproveitá-la para fazer gavetas e armários e guardar os utensílios culinários (que não são poucos!)

As ilhas podem ser usadas de diferentes formas: - para a preparação da comida através da instalação de um cooktop ou fogão podendo ter espaço para sentar ou não.

- como auxiliar na preparação dos alimentos, com apenas uma pia, podendo ter espaço para sentar ou não.

- como local de realização das refeições rápidas do dia-a-dia ou para servir as mais elaboradas.

com uso de banquetas para bancadas mais altas:

com mesa anexada em desnível:

ou com as duas opções:

A cozinha com ilha cabe em todos os estilos, para ver mais inspirações acesse a pasta do Studio Mira no Pinterest que tem muitooooo mais. Clique aqui e confira!

FOLLOW US
  • Instagram Social Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Facebook Icon
 TAGS
DESTAQUES
ARQUIVOS
Studio Mira
  • Instagram - cinza Círculo
  • Pinterest - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle

Jundiaí - SP

studiomira.arq@gmail.com 

11 - 95080 2942

© 2017 Studio Mira Arquitetura e Design